Conheça outros modelos de câmeras no estilo GoPro!
Home / Câmeras e Filmadoras / Nem só de GoPro vivem as Câmeras Esportivas. Conheça outros modelos!

Nem só de GoPro vivem as Câmeras Esportivas. Conheça outros modelos!

Publicado em Câmeras e Filmadoras por thaisa alves

cameras-acao

Suas manobras em fotos e vídeos para todo mundo ver

Parece que as câmeras digitais estão cada vez mais presentes e as pessoas estão cada vez mais apaixonadas por fotografar e filmar. A internet se tornou o meio preferido de disseminação de fotos e vídeos digitais e as câmeras hoje estão em computadores, tablets e smartphones.

Ainda que comprar uma câmera digital dedicada não seja mais pré-requisito para fotografar, são equipamentos ainda bastante procurados para usos específicos e também para quem quer mais qualidade nas capturas.

E mais um tipo de câmera surgiu em meio a toda essa evolução. As câmeras esportivas, ou câmeras de ação ou, no termo importado e super sonoro: as “action cam”. Não está ligando o nome ao equipamento? A gente esclarece o que são, de onde vem e porque você vai querer ter uma.

Para que serve uma Action Cam?

Uma câmera esportiva é, com o nome diz, uma câmera para registros de esporte. Mas, não foi feita apenas para o registro de quem é espectador. É voltada para os praticantes e se acopla à prancha, ao capacete, à bicicleta ou até a um colete, para que você possa ter seus registros enquanto se preocupa apenas com a manobra.

Além disso, normalmente as câmeras de ação possuem uma lente angular que capta um espaço maior na imagem. Isso é importante porque quanto mais abrangente, melhor fica o registro. Aponte a câmera para si mesmo e pegue você e a paisagem.

As câmeras de ação funcionam em conjunto com acessórios. A dica é, antes de adquirir uma, ter certeza de que ela se adequa ao tipo de esporte pretendido. Para esportes aquáticos, existem câmeras com caixa estanque à prova d’água. Para ciclismo existe câmeras com suporte de capacete ou de guidão. Em algumas há suporte para pranchas de surf e assim por diante.

Muitas câmeras esportivas não têm sequer visor LCD ou viewfinder (aquele espaço de algumas câmeras onde se coloca o olho para ver o que será enquadrado). O resultado não pode ser visto na hora, mas como a lente foi projetada para captar mais imagem, quase sempre é certeiro.

Com isso, as câmeras de ação são mais compactas e levinhas, com outra vantagem importante: têm rendimento de bateria mais amplo.

Você deve conhecer a GoPro


Quando você procura uma boa câmera para esportes, a GoPro é o primeiro nome que aparece em qualquer busca. A fabricante da linha HERO ganhou fama e se popularizou, seus equipamentos são de alta qualidade e com excelente resultado.

Por ser tão popular é das que mais tem acessórios para aquisição. Há, inclusive, pacotes específicos para diferentes tipos de esporte, em que você já compra a câmera com os equipamentos sobressalentes indicados para a modalidade que pratica.

A versão mais poderosa da atual linha, HERO4, captura vídeo em 4K, e as opções mais básicas registram Full HD ou HD, dependendo de sua necessidade.

Alternativas econômicas

Muita gente que queria uma GoPro e não podia por conta de orçamento, agora pode partir para outras opções. Há alternativas mais baratas que as GoPro, e que cumprem bem o seu papel.

Da concorrente mais famosa Xtrax, a equipamentos de marcas mais acessíveis ao grande público como a NewLink, a Bright, a Multilaser e a Leadership, são diversas as possibilidades.

Há, inclusive, grandes marcas como a Sony, a Polaroid, a Canon e a Garmin fazendo câmeras nesse estilo, embora que com pegadas um pouco mais diferentes que a proposta pela Sony.

Uma opção para manobrinhas

Gostou da ideia e quer sair para um passeio? Se você tem uma criança em casa ela certamente vai querer participar e ter seus próprios registros. É pensando nesse tipo de público que a algumas fabricantes já estão desenvolvendo opções mais básicas, econômicas e atraentes.

A Oregon Scientific, por exemplo, tem uma câmera esportiva chamada ATCGecko HD que é super bacana, coloridona, com capinhas sobressalentes e com uma cinta para amarrar no pulso ou no braço da criança e incentivá-la a aperfeiçoar as manobras e se exercitar.

Agora que você já conhece, que tal escolher uma boa câmera esportiva, tirar a bike da garagem ou colocar a prancha no bagageiro e partir para a aventura? Não deixe de registrar tudo para mostrar para os amigos ou avaliar seu progresso depois!

Comentários

Populares