Drones e Minidrones: Conheça mais! | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Câmeras e Filmadoras / Drones: O auxílio vindo do céu!

Drones: O auxílio vindo do céu!

Publicado em Câmeras e Filmadoras por Isaura Naffin

Drones

Drones modernos

Voar sempre despertou a curiosidade dos homens, tanto que evoluímos muito nesse quesito e hoje temos mais facilidade para chegar a qualquer lugar do mundo ao embarcarmos em um avião. Nós também podemos voar!

A garotada fica enlouquecida com helicópteros e aviões direcionados por controle remoto. E, mais recentemente, surgiram os drones, que, apesar de já estarem no mercado há algum tempo, só agora estão ganhando mais destaque, pois podem ser grandes aliados nas mais variadas atividades e funções relacionadas à cobertura do espaço aéreo. Já que este equipamento é o “assunto da rodada”, vamos entender um pouco mais sobre ele.

A palavra drone significa zangão em inglês, isso porque esse tipo de aparelho emite barulho parecido com o da abelha. Os drones são aviõezinhos controlados remotamente, e surgiram para atender os militares, pois eram usados para que os soldados vigiassem ou atacassem uma região, evitando assim a morte ou ferimento de algum combatente.

O drone pode ser bicóptero, tricóptero, quadricóptero, hexacóptero ou octocóptero, isso varia conforme a quantidade de hélices que possui, sendo, respectivamente, 2, 3, 4, 6 e 8. Ele conta com microcontrolador para ler as informações transmitidas pelos sensores, giroscópios e acelerômetro. Com esses recursos, é possível detectar o nível de inclinação do equipamento, e, dessa maneira, acelerar ou desacelerar nos momentos certos para manter o drone nivelado, facilitando a pilotagem.

Os sensores extras, como bússola magnética e GPS, são grandes aliados no controle da navegação, enquanto o barômetro/ altímetro e o sonar indicam a altitude em que se encontra. Os drones vêm sendo cada vez mais usados em diversas atividades e segmentos, colaborando com diversas áreas.

Este “brinquedinho voador”, também conhecido como VANT (veículo aéreo não tripulado), só é chamado assim quando é utilizado para fins comerciais e tem carga útil embarcada. Para a utilização recreativa, são conhecidos como aeromodelos, segundo a legislação vigente no Brasil. Saiba um pouco mais a respeito da regulamentação da Força Aérea.

Ajuda que vem dos ares!

Drones Profissionais Lazer

Drones para utilização profissional e de lazer

Na agricultura, o drone se mostra bem eficiente para descobrir a área de plantação que merece uma atenção especial, falhas no plantio, ou ainda para entender qual a melhor rota para as colheitadeiras, além de contribuir para aplicar o melhor sistema de pulverização, entre tantas outras funções.

Apresenta-se como uma excelente solução para Buscas e Resgates em locais mais fechados ou de difícil acesso. Localização de focos de incêndio, áreas de riscos e até mesmo para colaborar no abastecimento de sangue em hospitais. E futuramente esses equipamentos poderão até mesmo ser grandes parceiros para que medicamentos cheguem ao destino com agilidade.

Para mapear, este aviãozinho poderoso pode contar com a ajuda de softwares de apoio. No seguimento de mapeamentos, é possível utilizar para determinar a extensão territorial de propriedades agrícolas e estruturas diversas.

Na área de segurança, ele é um parceiro e tanto, podendo ser usado como apoio aos salva-vidas em praias, monitoramento de penitenciárias e de casas, além de ser muito eficaz em perseguições a pé. No segmento de Entregas muita gente já está de olho, mas a legislação deve ser respeitada.

Drones Obras

Drones para o acompanhamento de obras

Nos Estados Unidos, já são liberados para uso comercial pequenos VANTs; porém, o aparelho precisa estar na linha de visão do operador, o que ainda limita o uso em grande escala. Mas as empresas já utilizam o drone para ajudar quando é necessário fazer inventários, na execução de obras, entre outras atribuições.

Muitos drones fazem registros com qualidade impressionante. Por isso, são ótimos para quem trabalha com filmagem e fotografias, como os profissionais da área de publicidade e jornalismo, por exemplo. Mas, é claro, que precisam ser utilizados com cautela, assim as pessoas evitam problemas com a invasão de privacidade.

Imagine só capturar fotos e vídeos de alguém surfando, nadando, competindo ou mergulhando no mar? O ângulo que o aviãozinho consegue pegar é totalmente diferenciado, trazendo uma maneira inovadora de visualizar as coisas. Também está na moda registrar as cenas de casamento, de praias, de cachoeiras ou de festas. Todas as cenas capturadas de maneira fenomenal, garantindo que o resultado fique incrível.

Brincadeira nas alturas!

Minidrone Baratos

Treinando com o Drone

Para fins recreativos, o drone poderá ser usado pela galera que adora pilotar e fazer manobras, demonstrando toda sua familiarizada com o equipamento. Os apaixonados por aviação pilotam e mostram suas habilidades em pistas específicas, garantindo momentos de pura diversão com o drone.

A Parrot possui o modelo BeBop 2 com FPV Bundle. Esse equipamento vem com câmera de 14 megapixels, óculos de realidade virtual, para uma experiência de visualização em tempo real, e sistema de estabilização de imagem digital de 3 eixos, garantindo que seus momentos sejam capturados por meio de fotografias e filmagens sensacionais.

Parrot BeBop 2

Drone Parrot BeBop 2

A Polaroid desenvolveu o PL300 com capacidade para gravar vídeos de até 10 minutos a uma distância de até 165 pés. Conta com sistema de estabilização de voo com giroscópio de 6 eixos, retorno automático, retenção de altitude e toque de uma tecla para decolagem e pouso.

As crianças e os adolescentes também são fissurados por voar, mas precisam lembrar que os drones não são brinquedos. É necessário pilotar com muita cautela. Os minidrones voltados para esse público são produzidos para serem usados no interior dos ambientes, os conhecidos indoor. Mas tem também os que podem ser utilizados em ambientes externos, com menor potência. A versão pequenininha do drone cabe na palma da mão. O modelo Miniquadricóptero HC 616 tem 7×7 cm, hélices com opções de giro, permite executar manobras em 360º e seu comando é feito por controle remoto.

Outro aparelho bem legal é o Minidrone Cheerson Cx10wd Com Camera Wifi, que possui 3,2×3,2 cm, câmera de 0.3 MP, 3 modos de voar e rotação de alta velocidade de 360°.

E na Casas Bahia você encontra drones das marcas DJI, Polibrinq, Syma, Candide, Parrot, EletroDrones, Art Brink, Zein, Intek e Multikids.

Drones Phantom 3

Drone Phantom 3

Drone Phantom 3

A respeitada marca DJI desenvolveu o Drone Phantom 3. O modelo Standard de 4 hélices grava vídeos estáveis em 2.7k e captura fotos de 12 MP com a câmera integrada. Seu alcance é de até 1.000 metros, além de transmitir, em tempo real, as cenas registradas pelo drone diretamente na tela de um dispositivo móvel compatível.

O aparelho proporciona até 25 minutos com uma carga, e sua bateria de voo inteligente envia um aviso quando a carga está acabando, indicando que é hora de voltar para o solo. O controle do drone é feito por meio de controle remoto e com o auxílio do smartphone.

O Drone DJI Phantom 3 Professional vem com ferramentas de voo automático. Com ele, é possível desenhar a trajetória detalhadamente, e essa será seguida pelo Phantom 3. Um recurso ótimo para quando souber o que deseja gravar, mas não esteja com vontade ou seguro ao pilotar o quadricóptero.

Esse drone DJI tem câmera potente vinda de fábrica, com sensor Sony EXMOR de 1/2, 3 polegadas e 12,3 MP de resolução. Os vídeos são gravados em alta, porque a resolução é Ultra HD e tem estabilizador de imagens excelente. Além disso, conta com pouso e decolagem automáticos, velocidade máxima de 16 m/s (57 km/h), a bateria dura cerca de 23 minutos e tem modos de restrição de área de voo.

Em ambos os drones Phantom 3, o usuário consegue visualizar, na central de comando (display do dispositivo móvel), informações como: altura, velocidade, distância, posição no mapa, fotos e modos de voo, bateria, bem como alterar modos de filmagem. Esses aparelhos também possuem incrível sistema de posicionamento aéreo e equipamentos internos: bússola, altímetro, giroscópio e barômetro.

Particularmente, acho os drones algo sensacional e a cada dia leio notícias de sua evolução e como podem auxiliar de diversas maneiras. Por outro lado, é preciso ser consciente e coerente para que essa tecnologia não invada a privacidade das pessoas nem seja usada por gente de má-fé. É aguardar para saber o futuro desses aviõezinhos.

Comentários

Populares