ABRIN: a Feira Internacional de Brinquedos chegou a sua 35ª edição | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Brinquedos / ABRIN: a Feira Internacional de Brinquedos chegou a sua 35ª edição

ABRIN: a Feira Internacional de Brinquedos chegou a sua 35ª edição

Publicado em Brinquedos por Indiana Braga

feira abrin 2018

A Feira aconteceu entre os dias 5 e 8 de março de 2018

Essencialmente uma Feira de Negócios, onde se reúnem expositores, compradores, fabricantes, e nenhuma criança, a ABRIN me pareceu (e abro esse parêntese para que não restem dúvidas de que se trata de uma impressão estritamente pessoal), um universo incontestavelmente mágico. E digo isto porque, por todos os corredores por onde eu passava, era possível visualizar todos aqueles adultos se deslumbrando com algum brinquedo ou disputando ao menos um registro com os inúmeros personagens animados que circulavam pelo evento.

personagens desenho animado

Os Heróis de Pijama esbanjaram simpatia

Sim, os licenciamentos foram algumas das grandes atrações da ABRIN 2018. Em tamanho real, a galinha pintadinha, a porquinha Peppa, os heróis de pijama (Menino Gato, Corujita e Lagartixo), o Bita e diversos personagens da Turma da Mônica desfilaram todo o charme e simpatia pelos corredores da exposição. Quanto aos brinquedos e produtos, a variedade era infinitamente maior. A Patrulha Canina estava presente em itens como relógios, almofadas, carimbos, copos, squeezes, artigos para festa, fantasias e, claro, bonecos e pelúcias. Outros personagens de sucesso, como os palhaços Patati e Patatá, Luna e Dora Aventureira também foram vistos com bastante frequência em produtos de diversas marcas.

E por falar em produtos licenciados e, especificamente, Turma da Mônica, engana-se quem pensa que ela se restringe aos gibis ou está enraizada apenas nas gerações anteriores. Licença de sucesso em várias edições da ABRIN, nesta de 2018 não foi diferente. Em diversos estandes, os icônicos personagens desta produção de Maurício de Souza estavam materializados em jogos educativos, bonecos, pelúcias, quebra-cabeças e até brinquedos sustentáveis, como uma linha exclusiva da Kitopeq. Fabricados com madeira, matéria-prima de fonte renovável, os produtos desta marca buscam resgatar a maneira natural de brincar, com muita cor, originalidade e, acima de tudo, diversão.

Das oportunidades de negócio às trocas de conhecimento

Encontros gratuitos com especialistas de diversas áreas

Encontros gratuitos com especialistas de diversas áreas

Promovida pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ) e pela Francal Feiras, a ABRIN, que é a maior feira de brinquedos da América Latina e a 4ª maior do mundo, chegou à sua 35ª edição com uma programação bem diversificada. Com um cadastro de 130 expositores e um público estimado de 15 mil profissionais do setor, a ABRIN 2018 se dividiu entre três principais espaços: os estandes, com seus respectivos produtos, a ABRIN Talks e as Rodadas de Negócio.

A organização da feira convidou especialistas em inovação, marketing, licenciamento, varejo e consumo e montou um espaço aberto e integrado destinado à realização de palestras gratuitas e objetivas, com o intuito de ajudar os lojistas visitantes a enfrentarem os desafios e identificarem as oportunidades geradas pela retomada da atividade econômica. A ABRIN Talks acontecia sempre nos períodos da tarde e tratou de temas bem atuais, como casos de licenças de sucesso, marketing nas redes sociais, investimentos e exportações, gestão e tecnologia aplicadas ao varejo, comportamento de consumo infantil e o poderoso mercado geek, em alta por conta do sucesso de personagens e franquias do cinema, TV e internet.

As Rodadas de Negócio, por sua vez, eram destinadas aos fabricantes nacionais e seus potenciais clientes. O formato escolhido para essa nova modalidade de negócio, que aconteceu na ABRIN pelo segundo ano consecutivo, foi um conjunto de reuniões pré-agendadas pela organização entre compradores convidados e expositores. Desta forma, eles tiveram a oportunidade de entrar em contato pessoalmente e apresentar seus lançamentos de forma objetiva e direcionada. Essas reuniões aconteciam fora dos estandes, em um ambiente reservado e exclusivo, sem nenhum custo adicional para qualquer uma das partes envolvidas.

De olho nas tendências e novidades do setor de brinquedos para 2018

brinquedos tendências 2018

Brinquedos colecionáveis e interativos continuam em alta

Responsável por movimentar, em média, 25% dos negócios do setor no ano, a ABRIN 2018 promoveu cerca de 1.200 lançamentos, entre brinquedos em geral, colecionáveis, educativos, jogos, pelúcias, artigos para festas, fantasias, puericultura leve e pesada, entre outros, que começam a chegar às lojas de todo o Brasil já nos próximos meses. E a Casas Bahia não poderia ficar de fora deste superevento.

Parceiros nossos, como a Habro e a Candide, também marcaram presença na feira e nos apresentaram inúmeras novidades e impressões sobre o evento.  Bruno Verea, Gerente de Marketing da Candide, informou que a marca vem inovando bastante, desde a extensão das linhas que já tiveram bons resultados no ano de 2017, como LOL, Fingerlings, as linhas de rádio controle do Homem-Aranha e Garagem S.A, até a concepção de linhas novas, como Smooshins, Crate Creatures, os lançadores de papel higiênico molhado, entre outros. Verea ainda reconheceu que “os produtos colecionáveis são mais que uma tendência, uma realidade”. Por outro lado, ele fez questão de ressaltar que a Candide também tem focado bastante na parte de interatividade: “Queremos que a criança interaja, participe da brincadeira e não seja um ser passivo do jogo”, concluiu.

Já o Gerente de Marketing da Hasbro, Ricardo Wako, deu ênfase à retomada da economia brasileira e ao modo como a ABRIN reflete, de alguma maneira, esse momento de otimismo e possibilidades. “A gente vê uma feira melhor que a de 2017, onde há um fluxo maior de clientes, que estão chegando mais otimistas e não estão reclamando tanto de preço. Muito pelo contrário, estão olhando as novidades, as inovações, e se motivando a apostar nelas”, afirmou Wako.

Com o lema “Brinquedo faz o mundo melhor”, a ABRIN 2018 apresentou inúmeros produtos tecnológicos, mas também, uma infinidade de brinquedos manuais, interativos, educativos e pedagógicos. Brinquedos provenientes de insumos naturais (madeira, tecidos e papelão) e fabricados em uma escala quase artesanal foram os destaques de muitos estandes. Além disso, com a proximidade da Copa do Mundo, produtos com a temática de futebol e as cores que representam o Brasil foram vistos em grande escala nesta 35ª edição da Feira Internacional de Brinquedos – a ABRIN.

*Crédito dos vídeos: Canal Francal Feiras

Comentários

Populares