O que é Black Friday? Saiba como aproveitar a melhor liquidação do ano
Home / Black Friday / O que é Black Friday? Descubra como aproveitar a melhor liquidação do ano!

O que é Black Friday? Descubra como aproveitar a melhor liquidação do ano!

Publicado em Black Friday por Indiana Braga

black friday última sexta de novembro

A maior Black Friday do Brasil é nas Casas Bahia

Talvez você não saiba explicar como e por que a Black Friday surgiu, mas, certamente você espera ser surpreendido por ela ano após ano. E um dos fatores que mais gera confusão em torno desse evento aqui no Brasil é a data em que ele acontece. Afinal, qual o motivo de em um ano ele ser comemorado no dia 25 e em outro, no dia 24 de novembro, por exemplo?

O fato é que o termo Black Friday se refere a uma sexta-feira negra, logo, ela deve acontecer nesse exato dia da semana. E se você parar pra observar é sempre a 4ª sexta do mês de novembro. Isso se dá porque, por se tratar de uma tradição originariamente americana, esse evento sucede o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), celebrado nos Estados Unidos na 4ª quinta-feira de novembro.

Como a primeira sexta-feira depois do tradicional feriado norte-americano já era o dia oficial da abertura das vendas para o Natal, os comerciantes de lá resolveram usar isso a seu favor, reduzindo drasticamente os preços e fomentando essa tradição. E como os Estados Unidos sempre estiveram no foco do mundo, não custou nada para que esse costume passasse a ser adotado em outros países.

retira fácil black friday

Compre de casa ou do trabalho e retire na loja

No Brasil, a Black Friday é celebrada desde o ano de 2010 e o que era muito forte nas lojas físicas passou também a dominar o comércio eletrônico. Atuante nas duas unidades de negócio e buscando integrá-las da melhor maneira possível, as Casas Bahia oferecem o atrativo de você poder escolher os produtos no conforto da sua casa, pela internet, e retirá-los na loja mais próxima, economizando no frete e antecipando o seu contato com o item tão desejado.

Mas qual o motivo dessa denominação?

baianinho-black-friday

A sexta-feira mais esperada do ano

Convenhamos que “sexta-feira negra” (Black Friday) não parece ser uma denominação de cunho muito positivo, então por que resolveram utilizar esse bendito termo? Há várias versões para isso, e a primeira delas está ligada à queda do mercado do ouro no dia 24 de setembro de 1869, uma crise econômica que levou muitos investidores a perderam grandes fortunas na época.

A outra hipótese, que por sinal é a mais aceita dentre todas as versões, é a de que esse termo foi utilizado por policiais, que consideravam a sexta-feira após o dia de Ação de Graças (feriado prolongado) uma data marcada por muito tumulto e confusão, trânsito intenso e superlotação dos estacionamentos, lojas e shoppings. Para tentar dissociar as grandes promoções do varejo dessa ideia de bagunça, os comerciantes até cogitaram mudar o nome para “Big Friday” (Grande Sexta), mas, como pudemos perceber, não deu nada certo.

Então, a solução foi surfar a onda e adotar de vez o termo Black Friday, só que agora o associando a um dia de grandes oportunidades, tanto para quem vende quanto para quem compra. É o dia de os estabelecimentos comerciais alavancarem suas receitas e dos consumidores aproveitarem a redução dos preços para economizarem na compra dos presentes de fim de ano. Com isso, a cor preta passou a ser destaque nas etiquetas que identificam os produtos participantes das grandes liquidações.

Deixe o Bahianinho te ajudar a planejar a sua Black Friday

cadastre-se na casas bahia black friday

Faça o seu cadastro no site das Casas Bahia e saia na frente

Embora algumas pessoas não acreditem na veracidade dos descontos durante a Black Friday, há formas muito simples de se preparar e não se deixar enganar. Comprar em lojas e sites de credibilidade é o principal fator a ser considerado e, para isso, os órgãos de fiscalização e defesa do consumidor estão sempre atentos, inclusive, disponibilizando a lista dos sites não recomendados.

Conhecer os preços dos produtos de seu interesse é a segunda medida a ser tomada. E nessa hora, os que compram pela internet levam uma tremenda vantagem. Isso porque, dessa maneira, é possível acessar o site periodicamente para ter a certeza de que o preço anunciado durante a Black Friday é realmente menor do que o que vinha sendo praticado antes.

Saber com antecedência aquilo que se deseja comprar é importante não só para a pesquisa antecipada de preços, como para planejar a sua lista de compras. E é exatamente aqui que o Bahianinho entra. O simpático mascote das Casas Bahia já está a postos, te esperando para realizar o cadastro no site e ficar sabendo em primeira mão as melhores ofertas.

Se a sua intenção é comprar um novo smartphone ou adquirir uma televisão mais moderna, por exemplo, basta ativar o campo “tecnologia”, inserir o seu e-mail e esperar que o Bahianinho te mantenha informado. Já na categoria “Casa” você vai se deparar com inúmeros produtos que podem ser do seu interesse. Está precisando de algum móvel para a sua Sala de Estar? Pretende trocar a cama tradicional por uma box com colchão de molas? Ou está precisando de eletroportáteis novos para equipar a sua cozinha? Saiba que a Casas Bahia sempre foi referência em vendas de móveis de qualidade e produtos com excelente custo-benefício, portanto ela vai te auxiliar nessa jornada.

No total, são seis categorias em destaque (Tecnologia, Entretenimento, Casa, Crianças e Bebês, Estilo e Saúde e Esportes, para você ativar quantas opções desejar e, assim, acabar filtrando aquilo que realmente lhe interessa. Afinal de contas, o intuito do Bahianinho é te proporcionar a melhor experiência durante a Black Friday.

Cartão Casas Bahia: mais vantagens para você!

black friday cartao casas bahia

Garanta mais benefícios com o Cartão Casas Bahia

E para que essa experiência seja realmente completa, o Bahianinho dispõe de um benefício que vai melhorar ainda mais as suas condições de pagamento. Estamos falando do Cartão Casas Bahia, um cartão de crédito exclusivo que lhe garantirá até 10% de desconto (em 1x) e parcelamento em até 24x nas compras realizadas nas lojas físicas e em produtos selecionados do site.

Como se não bastasse, este cartão de crédito também oferece 50% de desconto nas redes Cinemark, para a compra do ingresso ou ingresso + combo (pipoca e refrigerante). Logo, se você é fã de um cineminha e o frequenta com regularidade, eis mais um atrativo para adquirir logo o seu.

Prático e seguro, o Cartão Casas Bahia ainda conta com um app bastante intuitivo para você consultar todas as informações pertinentes às suas movimentações. Saiba o limite disponível para compras, tenha acesso às faturas e códigos de barras para pagamento e confira o histórico de transações aprovadas. Lembrando que o aplicativo está disponível gratuitamente no Google Play e no App Store.

Comentários

Populares