Home / Black Friday / Especial Black Friday: Ar-Condicionado Portátil ou Climatizador de Ambiente?

Especial Black Friday: Ar-Condicionado Portátil ou Climatizador de Ambiente?

Publicado em Black Friday por Indiana Braga

Banner Especial Black Friday 2021 Casas Bahia

Ar-Condicionado Portátil ou Climatizador de Ambiente? Descubra o melhor para o seu uso.

Se você acompanhou o nosso primeiro post do Especial Black Friday 2021, sabe que a Casas Bahia já começou a preparar o ambiente para esse tão aguardado evento e, inclusive, está cheia de ofertas antecipadas. Naquele primeiro texto, falamos sobre guarda-roupas amplos e multifuncionais. Neste, vamos conversar sobre aparelhos de ar-condicionado portátil e climatizador. Então, se algum desses produtos te interessa, já pode entrar no clima e vir descobrir mais detalhes com a gente.

Pra começar, tanto o ar-condicionado portátil quanto o climatizador se destacam pela mobilidade. Ou seja, são produtos ideais para quem pretende utilizá-lo em vários cômodos da casa, sem precisar comprar um para cada ambiente, afinal, basta transportá-lo conforme a necessidade.

Mas, será que esses dois aparelhos cumprem exatamente a mesma função? Se essa é a sua dúvida, vem cá, que nós vamos explorar cada um deles individualmente. No fim, você conseguirá definir qual é o mais indicado para o seu uso.

Ar-Condicionado Portátil para quem quer um ambiente mais gelado

Ar Condicionado Portátil LG com mangueira para saída de ar pela janela

Ar-Condicionado Portátil Dual Inverter LG Voice

Desenvolvido para quem deseja resfriar o ambiente sem precisar mexer na estrutura do cômodo, o ar-condicionado portátil é um aparelho com excelente custo-benefício. Porém, por ter uma potência mais baixa que os modelos convencionais, como os de janela ou split, por exemplo, seu uso é recomendado em ambientes menores. (Abrindo parênteses para dizer que nós já temos um conteúdo explicando a diferença entre ar condicionado split, portátil e de janela) 😉

Mas, voltando a falar apenas de ar-condicionado portátil, vale ressaltar que, por funcionar exatamente como os demais condicionadores de ar, ou seja, realizando a troca de calor, esse aparelho possui uma tubulação desmontável acoplada ao equipamento, que precisa ser colocada em uma janela, porta ou algum buraco na parede. O importante é o que o ar quente seja jogado para fora do ambiente.

E, como a ideia desse aparelho é facilitar a sua vida, ele vai acompanhado por uma régua ajustável para ser encaixada na janela, mantendo a vedação necessária. Veja esse passo a passo em um vídeo explicativo da Consul:

Outro detalhe importantíssimo sobre esse equipamento é que, durante o seu funcionamento, ele acumula água em um reservatório interno. Quando esse reservatório fica cheio, o aparelho é desligado automaticamente, logo, será preciso esvaziá-lo de tempos em tempos. Mas também não precisa se desesperar, pois a capacidade desse reservatório interno chega a até 20 litros em alguns modelos.

Ah, não poderíamos deixar de mencionar um fator incômodo: por conter a evaporadora e o compressor no mesmo equipamento, o ar-condicionado portátil costuma apresentar maior nível de ruído. Portanto, se isso impacta na sua tomada de decisão, verifique com atenção os modelos disponíveis. Um aparelho construído com o intuito de minimizar esse problema, por exemplo, é o Ar-Condicionado Portátil Dual Inverter LG Voice. Por ter um motor exclusivo LG, com compressor Dual Inverter, ele elimina ruídos desnecessários, garantindo uma operação mais silenciosa. Vale a pena conferir!

E, se você está aguardando outras indicações desse tipo de produto, saiba que temos dois modelos em nosso site que são muito bem avaliados. O primeiro é o Ar-Condicionado Portátil Philco PAC11000F3 com 11.000 Btus, e o outro é o Springer Midea MPH12CRV de 12.000 Btus.

Climatizador de Ambiente para quem sofre com o tempo seco

Climatizador de ambiente próximo da cama

Leve o climatizador para qualquer ambiente da casa

Muito mais em conta que um ar-condicionado portátil, o climatizador tem a função de manter o clima do ambiente mais agradável, sem necessariamente deixá-lo gelado.

Mas, quem disse que não dá pra resfriar o ambiente com o climatizador de ar?

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que esse tipo de aparelho funciona como ventilador e umidificador, sendo essa última funcionalidade a que mais desperta o interesse da galera, principalmente de quem sofre com problemas respiratórios provocados pelo tempo seco.

E, por também funcionar como um umidificador de ar, o climatizador possui um reservatório de água em sua estrutura. Nesse compartimento, é possível colocar pequenas caixas ou bolsas de gel para deixar o ar mais geladinho. Inclusive, a maioria dos modelos disponíveis no mercado já vai acompanhada por esses recipientes de gel. Basta mantê-los congelando no refrigerador e só colocar no aparelho quando realmente for utilizá-lo.

Vale ressaltar que a capacidade do reservatório de água é um fator superimportante para a escolha do seu climatizador, pois, quanto maior ele for, mais tempo a função umidificadora permanecerá em ação. Para exemplificar, o Climatizador Philco PCL1F possui 4,5L de capacidade, enquanto o Climatizador Midea AKAF1/AKAF2 conta com um tanque removível de 7 litros. Qual deles você acha que demoraria mais para esvaziar? Fácil, não é mesmo?

Climatizador de ambiente com filtro e reservatório à mostra

Fácil de trocar o filtro e abastecer com água

Outra grande vantagem do climatizador é que, além de umidificar o ar, ele também purifica. Sim, esse aparelho vai acompanhado por um filtro purificador que combate as impurezas, devendo ser trocado em determinados períodos.

Conseguiu identificar qual desses dois aparelhos melhor atende às suas necessidades? Faça a sua escolha e aproveite a Black Friday 2021 para garantir o produto de sua preferência. Ah, e não se esqueça de acompanhar o próximo post aqui do Guia de Compras, pois teremos outra dica bem interessante. Fica de olho 😉

Crédito Vídeo – Canal YouTube: Consul

Comentários

Populares