Home / Bicicleta / Como escolher o tamanho do quadro da bicicleta?

Como escolher o tamanho do quadro da bicicleta?

Publicado em Bicicleta por Tiago Martins

Como escolher o tamanho do quadro da bicicleta

Crédito arte: Adriano Cantero

Seja a sua bicicleta de passeio, MTB (Mountain Bike) ou Speed (bike de estrada/competição), na hora de decidir pelo modelo ideal, você deve levar em consideração várias características. Mas, uma delas merece sua atenção de uma forma especial: o tamanho do quadro. Até porque, uma escolha errada pode levar a posturas incorretas, exigir mais esforço ao pedalar e causar lesões.

Antes de mais nada, você precisa ter em mente qual é a sua finalidade com a bike. É que, para cada tipo de uso, há especificações que vão torná-la mais apropriada e eficaz para os seus objetivos. Portanto, ao escolher uma bicicleta para passeio, naturalmente, o perfil dela será mais confortável e voltada para absorver melhor os impactos com o solo.

Para quem pratica competições, a bike Speed, também conhecida como bicicleta de estrada, traz o desempenho esperado, com reações mais rápidas, tanto direcionais como nas respostas à força feita pelo ciclista. Uma das principais diferenças entre elas está na distância entre os eixos, sendo que as bikes de competição costumam ser mais curtas do que as bicicletas de passeio.

Modelos existentes de quadro para bicicleta

Crédito arte: Luis Ventura

Mas… E o Quadro da Bicicleta?

Voltando ao nosso assunto principal, você quer saber, afinal, qual é o quadro ideal para o seu perfil?

A orientação dos especialistas é que, primeiramente, você tenha em mãos a medida do seu cavalo. Para medir, fique descalço e encoste em uma parede usando a sua bermuda de ciclista (ou a que você considera ideal quando for pedalar). Com as pernas um pouco afastadas, marque com o lápis na parede bem na parte inferior do púbis. Meça com uma fita métrica, do chão à marca na parede. Essa medida, em centímetros, é a altura do seu cavalo.

Saiba a altura do cavalo para comprar o quadro da bicicleta

Crédito arte: Luis Ventura

Cálculos simples

Pronto, agora, há duas formas diferentes de calcular, para saber o tamanho do quadro  de uma Mountain Bike ou bicicleta Speed.

MTB

No caso da Mountain Bike, você deve obter a medida em polegadas (medida mais utilizada nos Estados Unidos). Transforme o comprimento do seu cavalo em polegadas e subtraia por 14.

Um exemplo: se a altura do cavalo for 80cm, divida por 2,54 e você vai obter 31,49. Com o tamanho em polegadas, subtraia 14. Portanto, 17,49 é o tamanho exato do quadro para você.

Bike Speed

Para bicicletas de estrada, a medição é mais simples. Multiplique o tamanho do cavalo por 0,65cm. Então, considerando 80cm de cavalo x 0,65, o resultado é 52. Esse será o quadro ideal para o seu perfil.

Calculando o tamanho do quadro da bicicleta

Crédito arte: Luis Ventura

DICAS

No caso de alguns ciclistas, pode ser necessário buscar um tamanho de quadro aproximado, especialmente se o resultado do cálculo for um número ímpar. Aí a dica é arredondar para menos, caso o seu interesse seja por uma bike mais ágil e rápida, ou então para mais, no intuito de usar uma bicicleta mais confortável e estável.

Se você tiver a possibilidade de dar uma volta na bike de algum amigo ou parente, com o tamanho do quadro similar ao que você deseja, aproveite, porque isso poderá ajudar em sua decisão final.

O mais importante, aliás, é estar sempre praticando e manter a paixão pela bike na intensidade de cada pedalada!

Comentários

Populares