Chá de Bebê: Lembrancinhas, convites, decoração e muito mais! | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Bebês / Está esperando a chegada do baby? Confira dicas incríveis para organizar um chá de bebê inesquecível

Está esperando a chegada do baby? Confira dicas incríveis para organizar um chá de bebê inesquecível

Publicado em Bebês por Talita Freitas

chá bebe

A chegada de um bebê à família deve ser comemorada em grande estilo

Quem aqui adora organizar uma festa, levanta a mão? \O/… Os preparativos até podem dar trabalho, mas quando você vê que no final todo mundo aproveitou e se divertiu, não tem como não se orgulhar. E se o evento for a contagem regressiva para a chegada do mais novo membro da família? Melhor ainda, né? É claro que estamos falando do já tradicional e indispensável chá de bebê. Esse é o momento para juntar parentes e amigos, comer comidinhas deliciosas, brincar, presentear e preparar o terreno para a vinda do baby.

O ideal é que a madrinha da criança, mãe, sogra, irmãs, primas ou amigas da gestante organizem tudo, assim a futura mamãe apenas aproveita o evento. Mas nada impede que ela dê uns pitacos de vez em quando. Ah, o papai também pode participar, sem problema. Então, galera, vem comigo, pois eu tenho dicas incríveis para a realização de uma festinha encantadora e inesquecível. Sabia que existem vários temas para chá de bebê hoje em dia, inclusive para quem gosta de sair do habitual? Conheça alguns e se inspire.

Chá de fralda

chá fralda

Bolo feito com fraldas. O chá de fralda segue firme entre os mais realizados pelas gestantes

Esse é um tipo de chá de bebê simples, porém, maravilhoso, pois fralda nunca é demais quando se tem um neném em casa. Já sabe, né? Escreva no convite o tamanho do pacote de fraldas que o convidado deve levar (algumas pessoas colocam a marca também, mas fica a seu critério). Varie entre P, M, G e GG, dessa maneira você terá bastante opções, e só vai comprar fraldas depois de um longo período. Quanto mais gente na festa, melhor. E, para decorar, faça um bolo de fraldas e enfeite a mesa com bichinhos de pelúcia, mamadeiras e chupetas. Fica lindo!

Chá da tarde

Perfeito para mamães mais românticas e delicadas. Basta fazer uma decoração com arranjos de flores e usar toalhas e enfeites em cores pastéis. Para servir, prepare sanduíches, sucos, café, biscoitinhos e, óbvio, um chazinho.

Brunch

Caso o baby chá seja realizado na parte da manhã, aproximadamente entre 10 e 11 horas, organize um cardápio recheado de pães, frios e bolos. A decoração pode ser bem básica, com toalhas, copos, pratos e talheres em tons claros e delicados.

Chá do varal do bebê

chá varal bebê

Decorar o painel atrás da mesa com roupinhas é rápido, prático e diferente

Nesse tipo de evento, peça apenas roupinhas de bebê. Conforme os convidados forem chegando, pendure-as em um varal. Em pouco tempo, o local estará decorado com macacões, vestidinhos e, até mesmo, sapatinhos. É uma graça!

Chá de bebê beneficente

Algumas mães optam por não pedir presentes para o bebê. Então, por que não solicitar que os convidados levem fraldas, leite em pó e artigos de troca para, posteriormente, doá-los para instituições que cuidam de crianças carentes? É um ato belíssimo e muito gratificante.

Chá da revelação

chá revelação

Deixe todo mundo curioso para saber se o bebê é menino ou menina e, no final do evento, revele o sexo da criança de forma criativa

Esse é um dos meus preferidos, devo confessar, e está bem na moda atualmente. Nessa festa, o sexo do bebê será revelado para os convidados e para o pai. Então, o legal é fazer uma decoração cheia de bandeiras ou bexigas com cores que remetem tanto a meninos, quanto a meninas. Na hora de revelar o sexo da criança, use a imaginação! Faça recheio de bolo, solte balões ou dê lembrancinhas na coloração que identifica se é um príncipe ou uma princesa.

Chá cultural

Papais e mamães que desejam inserir cultura na vida dos filhos, desde cedo, vão amar esse tipo de celebração. Peça livros para bebê, cd’s e dvd’s infantis aos convidados e monte a biblioteca dos sonhos para o baby.

Chá bar

Esse modelo de festa é perfeito quando há homens entre os convidados. Chame os amigos mais próximos e sirva pratos típicos de happy hour, como pizza, pastéis e batata frita. Nesse tipo de reunião, uma cervejinha é permitida, mas a gestante fica só no suquinho, ok?

Chá da mamãe

A festa aqui é da mãe. Ela que ganhará todos os presentes, desde produtos de beleza  até lingeries. Porque, afinal de contas, a futura mamãe merece estar linda e deslumbrante nesse momento tão especial de sua vida, não é mesmo? A decoração pode sair da temática infantil e expressar o estilo da gestante.

Convidados

convite chá bebê

Capriche na lista de convidados e nos convites: você pode optar pelos tradicionais com o tema da festa, ou convites virtuais, enviados por e-mail

O primeiro passo, para a organização do chá de bebê, é fazer uma lista de convidados. Sabendo o número de pessoas que comparecerão ao evento fica mais fácil escolher o local, o tema e quais presentes devem ser solicitados. É importante definir, também, se homens poderão participar da reunião. Hoje em dia, organizando direitinho, todo mundo entra na brincadeira. Feita a lista, é hora de escolher a data, a hora e o local.

Não há regras para a localização da festa: pode ser em casa, no salão do prédio ou em um salão de festas maior. Tudo depende de quantos convidados comparecerão. Nem preciso dizer que os fins de semana são os mais recomendados para a celebração, né? Caso seja realizada em “dias úteis”, corre-se o risco de haver muitas faltas, então é melhor prevenir e marcar o chá para sábado ou domingo. Se não tiver outro jeito, opte pela sexta-feira à noite.

Lista de Presentes

lista presentes chá bebê

Os presentes dados serão de grande utilidade para o bebê e para os pais. Então, faça uma lista com produtos que realmente necessita

Geralmente, a gestante escolhe o que pedir e as pessoas encarregadas de organizar distribuem os itens entre os convidados, pois é comum escrever a sugestão de presente no próprio convite. Também é possível fazer uma relação com os principais produtos e indicar uma loja para comprá-los, como é feito nos casamentos, sabe? A pessoa vai lá, pede pra ver a lista e escolhe qual levar.

Os objetos mais requisitados em chás de bebê são aqueles que serão utilizados com frequência, como lenços umedecidos, pomadas contra assadura, fraldas (fralda hoje, fralda amanhã, fralda sempre), sabonete, loções e shampoos para bebês. Mas nada impede que a mãe peça roupinhas e brinquedos para bebês.

Dicas de brincadeiras para chá de bebê

Para animar um chá de bebê, brincadeiras são muito bem-vindas. O legal desses joguinhos é que todo mundo se diverte, dá muita risada e paga um miquinho básico com as prendas. O jogo de adivinhação é o mais comum: a mãe é vendada e deve adivinhar qual presente está em suas mãos quando o apalpa. Se errar, paga um castigo; se acertar quem paga é a pessoa que trouxe o objeto em questão. As prendas vão desde pintura na barriga, rosto, braços e pernas, até dançar alguma música da moda.

Mas há quem prefira inovar, né? E aí, nós sugerimos algumas brincadeiras bem diferentes e muito divertidas. Caso seu chá de bebê tenha homens entre os convidados, o legal é jogar o “Mulheres no Comando”. Basta vendar todos os homens, enquanto as mulheres indicam o caminho que eles devem seguir para encontrar algum objeto ou, então, realizar alguma tarefa, como trocar a fralda de um boneco. Vê-los totalmente perdidos tentando cumprir sua missão, sem enxergar nada, é divertidíssimo e rende boas risadas.

E que tal um bingo? O Baby Bingo é uma brincadeira clássica, que aceita participantes de todas as idades. Porém, o bingo será um pouquinho diferente. Em vez de números, as pedras e as cartelas contêm nomes de artigos infantis e de pessoas do convívio do bebê. Atenção para não repetir as cartelas, hein? Daí, é só premiar quem completar uma linha inteira primeiro e, depois, quem preencher todo o papel. Não tem como errar!

Decoração

decoração chá bebê

Use e abuse da criatividade ao decorar a mesa das guloseimas. Bexigas, flores ou bandeirinhas dão um toque descontraído ao ambiente

A decoração de um chá de bebê é simples, não precisa se descabelar de preocupação. Basta levar em consideração a quantidade de convidados e o tipo de festa que será feita (como já falamos lá em cima). Basicamente você precisa garantir lugar para todos sentarem, uma mesa para colocar o bolo e os docinhos e um painel, que fica atrás da mesa. Ambos devem estar em harmonia e combinarem entre si.

No caso do painel, é possível enfeitá-lo com bexigas coloridas ou balões metalizados, que estão cada vez mais em alta em chás de bebê. Molduras com fotos do casal também enfeitam e dão mais graça ao evento. Sabe as fotografias do ensaio da gestante, feito pela maioria das grávidas? Elas ficam perfeitas nesse tipo de decoração. Já a mesa pode ser forrada com papel crepom, TNT ou uma toalha de cor neutra.

O legal mesmo é decorar o móvel com enfeites diversos, pirulitos e balas. Se preferir algo mais simples, invista em forminhas temáticas, copos, pratinhos e guardanapos coloridos.

Lembrancinhas

lembrancinha cha bebe

Baleiros recheados com doces coloridos são ótimos como lembrancinha. O mais legal é que existem de vários formatos e tamanhos

É sempre bom presentear os convidados com uma lembrancinha, né? Trata-se de um gesto singelo, simples e belo para agradecer a presença de todos. Se criatividade é seu nome do meio, saiba que há inúmeras opções de presentinhos bem fofos para você montar usando sua imaginação. Dá só uma olhada:

– Potinhos cheios de balas, bombons ou biscoitinhos

– Sachês perfumados, embalados com saquinhos personalizados

– Trufas de chocolate

– Marcadores de livros

– Bebezinhos de biscuit

– Sementinhas para plantar

Escolha o conteúdo e capriche na embalagem. Para chás de bebê de menino, aposte na cor azul; o rosa ilustra o chá de bebê de menina. Mas, se preferir, use a cor tema da festinha, estampas coloridas ou cores neutras.

E aí? As dicas foram úteis? Espero, sinceramente, que sim. Use nossas sugestões e se inspire para fazer algo bem criativo e com a cara dos futuros papais babões.

Dia da Infância

dia infância

Dia da Infância: uma reflexão sobre os direitos básicos das crianças do mundo inteiro

Já que estamos falando em celebrar a chegada de crianças ao mundo, por que não refletir sobre os direitos que os pequenos têm, mas que nem sempre são respeitados? Toda criança deve ter alimentação, educação, saúde e lazer, além de um ambiente familiar e um lugar na sociedade. Mas sabemos que não é bem assim que funciona Brasil afora (e por que não dizer mundo afora?).

O Dia da Infância, criado pela UNICEF, e comemorado em 24 de agosto, tem como objetivo estimular uma reflexão sobre as condições sociais, econômicas e educacionais de crianças do mundo inteiro e encontrar maneiras de ajudar aquelas que estão carentes de qualquer um de seus direitos, seja participando de projetos sociais, seja fazendo uma campanha para arrecadação de brinquedos e roupas, para distribuição em bairros carentes.

Um pequeno gesto pode fazer grandes mudanças na infância de muitos meninos e meninas por aí. Aproveite a data e faça sua parte! 😉

Comentários

Populares