Proteção para os amantes das aventuras em 2 rodas!
Home / Automotivos / Proteção para os amantes das aventuras em 2 rodas!

Proteção para os amantes das aventuras em 2 rodas!

Publicado em Automotivos por Isaura Naffin

Itens de proteção para motoqueiros/motoboys

Itens de proteção para motociclistas

Tenho que confessar que me dá uma invejinha quando estou parada naquele congestionamento caótico e vejo os motociclistas passando ao meu lado. Mas é só começar a chover que esse sentimento passa rapidinho.

A galera que gosta ou precisa utilizar a moto como meio de transporte encara situações das mais diversas. A agilidade e a rapidez são dois pontos supervantajosos ao andar sobre 2 rodas, só que deixar seu corpo exposto, encarando sol e chuva, perigos constantes e poluição não é fácil.

Sem falar nas repetidas brigas de trânsito entre os motoqueiros/motoboys e os motoristas de carros e caminhões, nas quais um acusa o outro de ser folgado. São freadas bruscas, manobras inesperadas e nervos à flor da pele.

Dá arrepio só de pensar! Porém, seria simples resolver essa situação se cada um respeitasse o semelhante, colocando-se no lugar do outro. Aí teríamos a paz no trânsito. E hoje o artigo é especial para os motociclistas, pois vamos falar um pouco sobre itens de proteção, que são indispensáveis para uma condução mais segura.

Alô, Alô, galera das 2 rodas: nunca esqueça o capacete!

Capacetes

Proteção com o capacete

Creio que, ao falar em itens de proteção para motociclistas, já vem à cabeça o capacete! Se sim, ufaaa… É um bom começo, porque esse acessório é primordial. Deve estar devidamente encaixado, nada de usar sobreposto à cabeça.

Antes de comprar o capacete da sua preferência, veja se é aprovado pelo INMETRO e se vem com adesivo refletivo nas laterais e na parte traseira, porque tais requisitos garantem mais segurança, além de serem obrigatórios por lei, sendo passível de multa.

Esses detalhes garantem que o produto passou por testes e asseguram que ele protege a face com eficiência em caso de batidas e colisões. Você encontra à venda diversos modelos, os mais comuns são fabricados com plástico injetado, e os considerados “top de linha” são desenvolvidos com fibra, porque é um material leve e de alta resistência.

Marcas consagradas como: Arai, Shoei e AGV estão presentes nos maiores campeonatos de corridas de moto do mundo e com certeza já viu ídolos, como Valentino Rossi, Dani Pedrosa, Mick Doohan, Marc Márquez, Maverick Viñales, entre outros, usando capacetes com essas marcas citadas.

A AGV tem o Capacete AGV K3 Suzuka 02 com grafismos que destacam as pinturas do piloto Valentino Rossi. Tem sistema de ar dinâmico com entradas de ar frontal e extratores traseiros, além de possuir viseira cristal com policarbonato, sistema tear-off e proteção antirrisco e antiembaçante.

Capacete LS2

Qualidade LS2

A Ls2, Shark, Norisk e Zeus são modelos de alta qualidade e muito confortáveis. O Capacete LS2 FF358 Blade vem com forração extra-aconchegante feita com tecido tecnológico e antialérgico, viseira flat (menor distorção óptica) de 2mm, bavete e narigueira.

Na Casas Bahia, você também encontra modelos de capacete das marcas Pro Tork, Bell, Mixs, Nolan, Nexx, Texx, Nasa, X11, entre outros.

Saiba como escolher o tamanho do capacete:

Tamanho Capacete

Entenda como escolher o tamanho correto do capacete

Capacetes abertos, fechados, Off-Road ou escamoteável?

Tipos Capacetes

Capacete escamoteável, fechado, aberto e Off-Road

O capacete fechado é o mais conhecido e utilizado. Cobre a cabeça totalmente, conta com viseira de acrílico e fica preso por meio de fivela com fecho. Tem sistemas de ventilação e é indicado para quem pilota na estrada e na cidade. O modelo aberto tem ampla viseira, que encobre o rosto, é bem arejado e leve, mas não é apropriado para estradas, nem para altas velocidades.

Quem gosta de aventura e adrenalina e utiliza a motoca para fazer trilhas precisa usar o capacete Off-Road. Esse tipo é bem ventilado, característica essencial para o piloto encarar sol, chuva e tudo mais. Com formato desenvolvido para proteger a boca e o nariz, ele não tem viseira, por isso é preciso utilizar óculos especial.

O capacete escamoteável ou articulado é aquele em que a parte da frente levanta junto com a viseira. Esse é mais simples de colocar, ideal para pessoas que não gostam da sensação de aperto ao colocar o modelo fechado.

Jaqueta, Calça, Macacões e Capa de Chuva

Jaqueta Calça Capa Chuva Motoqueiros

Jaquetas, calças e capa de chuva para proteção

Usar a roupa adequada ao realizar seus trajetos de motoca é fundamental, porque qualquer queda pode causar grandes danos ao piloto, e as vestimentas apropriadas protegem, além de evitarem que os raios ultravioleta entrem em contato direto com a pele, o que pode ser prejudicial em longo prazo.

A jaqueta e a calça específicas para andar de moto são fabricadas com material altamente resistente, e as jaquetas são reforçadas com proteções nos cotovelos, nos ombros e nas costas.

Alguns modelos de jaquetas e calças são impermeáveis, mas o motoqueiro também tem a opção de utilizar com as capas de chuva. Dessa maneira, chegará sempre sequinho ao destino escolhido. Tudo depende do valor que pretende investir e do conforto que deseja.

A galera que viaja muito de moto pode adquirir também macacões e conjuntos, que são bem modernos e passam até por testes feitos com pilotos para aprovarem o conforto e a resistência do produto. Geralmente, contam com bolsos, ventilação, proteções para áreas estratégicas e tecidos maleáveis nas partes de maior movimentação.

Luvas, Botas e Pescoceira/balaclava

Jaqueta Calça Capa Chuva Motoqueiros

Jaquetas, calças e capa de chuva para proteção

A luva pode incomodar no começo, isso até o motociclista se acostumar. Esse item garante mais segurança e comodidade ao usuário, porque protege as mãos caso ocorra alguma queda, além de mantê-las aquecidas nos dias mais frios e chuvosos.

Ao se pilotar uma moto, os pés ficam bem próximos ao chão, pois são responsáveis por dar apoio quando o motociclista precisa parar em faróis, faixas e ao estacionar o veículo. E como esses membros ficam mais expostos, é necessário utilizar bota para mantê-los sempre protegidos.

Para amenizar o frio e evitar que insetos, pó e pequenos detritos atrapalhem a sua pilotagem, utilize a balaclava, conhecida como touca ninja. Esse gorro se ajusta à cabeça e vai até o pescoço.

Mas também é possível optar pela pescoceira, porque também tem proteção para evitar acidentes com linha de pipa envenenada com o perigoso cerol. Sua estrutura na parte do pescoço é montada com barbatanas de aço e revestida com material resistente. Tudo pensado para evitar acidentes fatais.

A antena corta-pipa é outro equipamento de proteção que não pode faltar nas motocas, porque esse acessório tem ponta cortante, então é capaz de reter a linha e cortá-la, evitando que provoquem acidentes sérios.

Tomando alguns cuidados, os motociclistas podem aproveitar ao máximo a agilidade e a liberdade proporcionadas pelas motos. Tudo com muita segurança e responsabilidade.

Comentários

Populares