Dicas para limpar seu carro em casa! | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Automotivos / Economize uma graninha lavando seu carro em casa!

Economize uma graninha lavando seu carro em casa!

Publicado em Automotivos por Talita Freitas

Ter um carro exige muitos cuidados para que ele fique sempre impecável. A lavagem é um dos mais importantes

Ter um carro exige muitos cuidados para que ele fique sempre impecável. A lavagem é um dos mais importantes

Todo mundo que tem ou já teve um carro sabe: a máquina vira parte da família e deve ser muito bem tratada, como se fosse um filho de 4 rodas. O combustível equivale às refeições do veículo; as revisões estão paralelas ao check-up de rotina para ver como anda a saúde; e a lavagem é o tratamento de beleza que todo mundo adora fazer de vez em quando.

No caso do possante, o procedimento deve ser feito com uma certa frequência. Lavar o automóvel de quinze em quinze dias é fundamental para mantê-lo sempre limpo e não prejudicar sua pintura. Ok, sabemos que mandar o carro para o lava-rápido sempre que ele estiver sujo requer uma grana que muitas vezes não temos. Então, a solução é fazer a limpeza do veículo em casa mesmo.

Acha difícil? Engana-se! É fácil e muito prático. Basta usar as técnicas e produtos certos para ver seu companheiro automotivo limpinho, cheirosinho e brilhante. Veja nossas dicas e comece já!

Evite lavar o carro sob o sol

Sempre que for fazer a limpeza de seu automóvel, faça dentro de uma garagem ou em um local com sombra. Dessa forma, evitam-se manchas na lataria, pois quando o sabão seca sob o sol a probabilidade de as marcas se instalarem na pintura aumenta.

Use o material certo

Deixe todo o material necessário para uma boa lavagem à postos. Todos eles serão muito úteis

Deixe todo o material necessário para uma boa lavagem à postos. Todos eles serão muito úteis

Para remover a sujeira de seu veículo é legal utilizar produtos específicos para isso. Um dos mais recomendados é o shampoo automotivo, que garante um brilho intenso por muito mais tempo, fazendo com que seu carro fique como novo. Outros materiais recomendados são esponjas, pano de microfibra, flanelas e sabão neutro.

É possível encontrar alguns jogos e kits, como o Kit Completo Lava Seco, que já vêm com aspirador, pano de microfibra e escova com cerdas macias; o Kit com Luva, Aplicador e Flanela; e o Kit de Limpeza Automotiva Multilaser, composto por luva, esponja, aplicadores de cera, escova de roda e pneus, flanelas e bolsa plástica. Se tiver uma lavadora de alta pressão e aspirador de pó, a limpeza será ainda mais eficaz.

Por onde eu começo?

Limpe o automóvel aos poucos! Lave cada parte do veículo separadamente para evitar que o produto de limpeza seque e forme manchas. Assim que ensaboar um lado, enxague-o. O ideal é começar pelo teto do carro e ir descendo. Depois de limpar toda a carroceria, passe um pano seco e bem macio em toda sua extensão de cima para baixo.

Os pneus exigem uma atenção especial

Quando chegar o momento das rodas serem lavadas, passe uma esponja limpa. Você também pode apostar em um limpa pneus para dar aquela repaginada no equipamento. Esse tipo de produto também pode ser usado em outras áreas emborrachadas do automóvel, como é o caso do Limpa Pneu em Gel Proauto. A parte debaixo do carro deve receber apenas um jato de água fria, não há necessidade de passar sabão.

Como limpar o interior do carro adequadamente?

Alguns produtos são essenciais para uma limpeza eficaz de seu possante. Os limpa estofados não podem falta.

Alguns produtos são essenciais para uma limpeza eficaz de seu possante. Os limpa estofados não podem falta.

Bom, primeiramente, retire os tapetes do veículo. Depois, use o aspirador de pó para tirar pelos, poeira e qualquer resquício de sujeira de dentro do automóvel. Logo em seguida, passe um pano úmido nas partes plásticas do automóvel, como volante e o câmbio. Não esqueça nenhum cantinho.

Os estofados e carpetes devem ser limpos com atenção. Eles acumulam muita sujeira, então, além do aspirador, passe um pano eletrostático, que ajuda a remover poeira e fios de cabelo que ficam no encosto, ou um pano umedecido com produto específico para essa parte do carro. Experimente o Limpa Estofados Centralsul ou o Ecotextil Impermeabilizante Para Tecidos da Easytech.

Para a limpeza dos tapetes, dê uma sacodida para tirar o excesso de sujeira e depois passe um pano úmido. Se quiser uma limpeza mais completa, use uma lavadora de pressão, ensaboe e enxague os acessórios.

E os bancos de couro?

Os bancos de couro precisam de um cuidado especial para não serem danificados. Borrife 500ml de água com um colher de detergente neles e, depois, retire o excesso com um pano macio. Para dar um acabamento bacana, use o Revitalizador de Couro Luxcar, que hidrata, recupera o brilho e protege o estofado. Assim, você consegue conservar esse material tão sofisticado e mantê-lo com novo.

Chegou a hora de encerar

Uma boina de polimento e uma boa cera ajuda a conservar a pintura do veículo e ainda a protege de fatores externos

Uma boina de polimento e uma boa cera ajuda a conservar a pintura do veículo e ainda a protege de fatores externos

Quer deixar seu veículo mais lindo do que nunca, como se tivesse acabado de sair da concessionária, e ainda se livrar dos resquícios de sujeira que resistiram à lavagem? Então, encere seu automóvel. O procedimento não é tão difícil quanto imagina. Ele deve começar depois que o carro estiver lavado e seco.

Se houver riscos na lataria, vale lixá-los para que o resultado seja perfeito. Depois, aplique a massa de polimento com a ajuda de uma boina, em movimentos circulares. Posteriormente, passe a cera, também com a boina, fazendo círculos. A Cera Ultimate em Pasta Meguiars protege por um longo período e conta com alta repelência à água. Para finalizar, espere uns 30 minutinhos e passe uma flanela ou pano de microfibras em todo o carro.

Alguns shampoos automotivos já vêm com a cera inserida em sua composição. Então, optar por eles aumentam o custo-benefício para o consumidor.

Cheirinho bom nunca é demais

Para manter seu veículo cheiroso por um longo período, aposte em odorizadores. Eles estão disponíveis em sachês, em spray, em formato de acessório para pendurar, entre outros modelos. Sobre as fragrâncias, você vai achar difícil se decidir entre tantos perfumes maravilhosos. Vale a pena dar esse toque final na limpeza do seu carro.

Com essas dicas, seu possante ganhará um visual totalmente repaginado e você poderá sair por aí como um paizão ou uma mãezona coruja de verdade: cheio de orgulho de sua cria, ou melhor, de sua máquina!

Comentários

Populares