Alarmes Automotivos | Guia de Compras Casas Bahia
Home / Automotivos / Alarmes automotivos! Mais proteção para seu veículo!

Alarmes automotivos! Mais proteção para seu veículo!

Publicado em Automotivos por Adriano Camargo

alarme automotivo segurança proteção

Invista em segurança, praticidade e qualidade para seu carro

Quando você compra um carro, logo pensa no conforto dos bancos, no rendimento do motor, em seu design, na economia do combustível, mas não pode deixar de refletir sobre um fator muito importante: a segurança, principalmente nos dias violentos de hoje.

Deixá-lo parado nas ruas pode ser motivo de muita preocupação e transtornos. E sair de casa com o carro sem nenhuma proteção é outro motivo para pânico. Diante desses fatores de insegurança, nada mais apropriado que instalar um alarme automotivo, uma importante medida preventiva para tentar impedir o roubo de seu bem.

Vale ressaltar que existe a possibilidade de comprar um carro com o alarme já instalado. Nesse caso, ele já vai configurado de maneira específica para o veículo adquirido, ou seja, projetado para se adequar às características do carro, mas com funções limitadas. Caso queira investir em alarmes com mais funcionalidades, será necessário levar o veículo a um profissional qualificado. Nos dois casos, alarme de fábrica ou carro sem alarme, você consegue um modelo com diversas funções. Basta procurar um especialista para realizar a instalação.

Entre os inúmeros dispositivos de segurança que têm a função de evitar o roubo, o alarme de carro é um dos mais conhecidos. Seu funcionamento básico consiste na emissão de um forte ruído sonoro, chamando a atenção de quem estiver por perto. Uma ação que tem o intuito de inibir o ataque dos criminosos.

Também é possível optar por um rastreador veicular. Nesse caso, basta acionar a empresa prestadora do serviço que a central de monitoramento irá desligá-lo onde quer que esteja. Um dos sistemas mais rápidos para recuperar seu carro roubado. E, claro, se quiser,  é possível ter alarme e rastreador para dupla proteção!

Tipos de alarmes disponíveis

tipos alarmes automotivos perimétricos volumétricos

Mais tranquilidade para deixar seu veículo estacionado

Existem dois tipos de alarmes disponíveis no mercado, os perimétricos e os volumétricos. O perimétrico é o mais comum, encontrado nos carros 0 KM. Ele é responsável por identificar qualquer tentativa ou abertura indevida da porta do carro, acionando um alarme sonoro após essa investida. A única ressalva é que não costuma disparar em caso de tentativa de abertura do capô e do bagageiro, pois seus sistemas mais básicos abrangem apenas as portas.

Dotado de um sensor ultrassônico, o alarme volumétrico consegue identificar qualquer movimentação ou som dentro do carro. Ele identifica o silêncio de quando o veículo está trancado e dispara o alarme sonoro após qualquer movimentação brusca que ocorra dentro, como um vidro estourado, por exemplo.

Além disso, atualmente, grande parte dos carros já sai de fábrica com o acelerômetro, um sensor de movimento adaptado ajuda os equipamentos de segurança a captar a inclinação e aceleração. Integrado ao alarme, consegue identificar caso o carro esteja sendo guinchado ou rebocado, mesmo sem qualquer abertura de porta ou vidro quebrado.

Entre os principais tipos de alarmes podemos destacar:

– Os que são acionados ao abrir a porta do carro;

– Que acendem os faróis e piscam;

– Com sensores de movimento;

– Com sensores de ruído;

– Acionados quando a porta é aberta e a luz interna acesa;

– Que bloqueiam a ignição;

– Que evitam o funcionamento do motor;

De forma geral, existem os alarmes universais, que podem ser instalados em qualquer modelo de carro, ou os específicos, destinados a um modelo de veículo em particular.

Características comuns entre a maioria dos alarmes

– Sensor de pressão e detector de movimento;

– Transmissor que fica no chaveiro junto com a chave do carro: serve para armar e desarmar o alarme a distância, além de ligar e desligar a sirene com a função de levantar ou abaixar os vidros com um único toque;

– Bateria própria para que alarme e sirene continuem funcionando mesmo que o fio que liga a bateria do carro seja cortado;

– Botão de desarme extra para desarmar o alarme caso o controle não funcione.

Como funciona um alarme automotivo?

alarme carro sirene sensorinstalação

Atenção! Este veículo está sendo roubado!

Muitas vezes, um bom sistema de alarme pode desanimar quem esteja tentando roubar seu carro ou o conteúdo valioso que esteja nele. Como ocorre com alarmes que emitem um som alto, como sirene, buzina ou até mesmo uma advertência verbal, como a famosa frase: “Atenção! Este veículo está sendo roubado!”, que você já deve ter ouvido.

De forma geral, um alarme nada mais é do que um conjunto de sensores unidos a algum tipo de sirene ou bloqueio. O mais simples é o do interruptor da porta do motorista que, ao ser aberta de maneira forçada, aciona o toque de uma sirene. Alguns mais aprimorados ativam o sistema de alarme quando tentam abrir o capô dianteiro, o porta-malas ou qualquer outra porta do carro.

Os sistemas mais modernos e com maior custo funcionam com a instalação de uma espécie de pequeno computador, que é encarregado de fechar os interruptores que ativam dispositivos alarmantes, como uma buzina, os faróis e até uma sirene instalada. Normalmente, essa base principal é conectada à bateria principal do carro, mas também pode ter uma fonte de energia reserva, caso a principal seja cortada, como os fios da bateria cortados, por exemplo.

Grande parte dos sistemas de alarme são dependentes dos sensores de choque para impedir os ladrões. A ideia é simples, sempre que alguém empurrar, bater ou deslocar o carro, o sensor manda um sinal de intensidade do movimento. Conforme a gravidade do choque, ela aciona uma buzina ou um alarme.

Como escolher o alarme para seu carro?

melhores marcas alarmes automotivos funções

Escolha o alarme pela quantidade de características e funções

Os alarmes são os dispositivos de segurança mais procurados em nosso país. Diante disso, muitas seguradoras oferecem descontos no preço final para quem já tem algum desses dispositivos. Além de intensificar a segurança, os aparelhos dão ao proprietário a possibilidade de realizar outras funções no carro.

De maneira geral, não existe um alarme automotivo melhor que o outro e sim com mais ou menos funcionalidades. O dono do veículo que irá escolher qual o melhor para suas necessidades e o seu bolso. Entre as principais marcas de alarmes automotivos destacam-se Pósitron, FKS, Kostal, Olimpus, DNISensocar, entre outras.

Existem os alarmes com funções básicas, como os desenvolvidos para travar/destravar portas, aviso sonoro e função pânico, aquele em que o alarme é disparado por um determinado período, muito usado para localizar o veículo em um estacionamento. Há também os alarmes mais aprimorados com diversidade de opções e características, como abaixar e levantar os vidros pelo controle do alarme, ligar o rádio e até acionar o motor pelo controle.

alarme carro marcas variadas funcionalidades

Variedade de opções e marcas para proteger seu carro!

Uma das principais marcas que alia qualidade e preço acessível é a Pósitron com três modelos que se destacam: o Cyber PX 330, Keyless 330 e Exact 330. O Cyber PX 330 possui botão secreto e controle remoto de presença, que aciona o bloqueio do motor da partida e da bomba de combustível. O Keyless 330 é indicado para carros com alarme original que não tem sensores de ultrassom e utiliza a chave original do veículo. O Exact 330 tem a melhor relação custo-benefício, compatível com sensor de violação, que avisa uma possível retirada do estepe, porta-luvas, bagageiros de teto, entre outros.

A Kostal apresenta como destaque o alarme K550, completo no quesito conforto e segurança. Possui função pânico e localizador, desligamento automático de rádio; auto-travamento por velocidade; controle remoto com função de presença acionada por afastamento, entre outras características. Já o alarme Kostal K350 oferece, além das funções básicas, uma abertura de porta-malas, função pânico, desligamento automático de rádio, bloqueio de partida, entre outras.

Mais moderna e completa, a linha de alarmes Padlock, da Olimpus, também é uma boa pedida para seu automóvel. O alarme da Olimpus Padlock Dual Tech possui o dobro de recursos de segurança em um único produto, como função antiassalto de acionamento manual ou por presença, aciona travas e vidros elétricos, programações realizadas pelo controle remoto, bloqueio de motor de partida incorporado e muito mais. Já o Olimpus Padlock Premium acompanha controle remoto tipo chave canivete e dá a possibilidade de acrescentar a função antiassalto por presença a qualquer momento, além de bloqueio de motor de partida, sensores de ultrassom, função pânico e outras opções.

Mitos e verdades!

– Posso ligar ou desligar o alarme ao encostar o controle em meu smartphone, quando estiver falando com alguém pelo celular, estando longe do veículo?

Mito: A transmissão é diferente não podendo ser captada e retransmitida pelo smartphone.

– Limpar o interior do veículo com jatos de ar estraga as cápsulas do ultrassom?

Verdade: Como o mecanismo da cápsula é bem sensível, o jato de ar pode danificá-lo.

– Apertar o botão do controle remoto longe do alarme descarrega a bateria?

Mito: A distância não interfere no consumo da bateria. A não ser que seja pressionado diversas vezes sem a necessidade.

– Se o celular for deixado dentro de um carro com alarme acionado e receber uma ligação, o alarme pode disparar?

Verdade: Isso pode acontecer devido à transmissão de sinal, mas isso vem diminuindo com a evolução dos dispositivos móveis.

– O uso do alarme descarrega a bateria do carro?

Mito: Os alarmes têm um baixo consumo, não comprometendo a bateria do carro. Se isso ocorrer, é porque foi instalado de forma errada.

De qualquer forma, vale a pena gastar um pouco mais quando comprar um carro para colocar um sistema de proteção com travas e alarmes. Isso pode representar muita economia futura, em caso de um possível furto ou arrombamento do automóvel. Analise as inúmeras opções e não deixe de lado a segurança e a proteção do seu veículo.

Comentários

Populares