Guia de Compras - Conheça os diferentes tipos de ventiladores
Home / Ar e Ventilação / Conheça os diferentes tipos de ventiladores

Conheça os diferentes tipos de ventiladores

Publicado em Ar e Ventilação por Samadi Coelho

ventilador ar modelos calor refrescar ventilar

Os ventiladores são opções econômicas para se refrescar em dias quentes

Ah, o verão! A estação mais quente do ano, com dias longos, céu ensolarado, chuvas rápidas, férias com direito a destinos litorâneos e um clima de alegria no ar. Mas, como nem tudo são flores, a altíssima temperatura também provoca diversos desconfortos ao corpo.

Para amenizar o abafado e afastar o calorão, os ventiladores permitem que o ar circule pelo ambiente, criando uma corrente de vento agradável e fresco.

A funcionalidade dos ventiladores pode parecer sempre a mesma: tornar os diferentes locais mais frescos e ventilados nos dias quentes. Porém, é possível encontrar diversos modelos e a melhor adaptação de ambiente.

Para auxiliar na sua escolha, o Guia de Compras das Casas Bahia reuniu os tipos mais comuns, como os ventiladores de teto, de parede, de mesa, de coluna/pedestal e circulador de ar.

Ventilador de teto

O ventilador de teto é um dos mais eficientes em termos de circulação de ar dentro de um cômodo, como salas e quartos. Isso porque espalha o ar de modo uniforme e com alcance maior.

Sua principal função é diminuir a temperatura do ambiente, mas ao inverter a rotação, é possível usá-lo como exaustor, sendo ótimo para quem não gosta de dormir com o vento em cima do corpo, por exemplo, já que joga o ar frio para cima e o mistura ao ar quente.

ventilador teto lustre controle remoto

O ventilador de teto espalha o ar de maneira uniforme e com maior alcance

Para um toque de estilo à decoração do espaço, os ventiladores com lustre vêm com duas ou três pás na hélice e lustre no centro, oferecendo as funções de refrescar, iluminar e decorar o cômodo.

Pode-se também encontrar modelos mais práticos com controle remoto. Assim, você pode ligar, desligar e controlar as velocidades sem se levantar da cama ou sofá.

Ventilador de parede

O ventilador de parede possui boa aparência e apresenta como vantagem o fato de ser discreto, não atrapalhando a circulação das pessoas pelo ambiente. Indicado para salões de grande público, como igrejas, auditórios, escolas, academias, lojas, restaurantes e salas comerciais, o modelo é bastante eficiente em termos de ventilação e potência.

Geralmente bem silencioso, o aparelho é fixado em uma parede ou coluna, atingindo uma área de até 20m2, pois suas pás são maiores e costumam ter mais de uma opção de velocidade.

Um ponto forte deste tipo de ventilador é sua capacidade de ser totalmente regulável na horizontal (com oscilação) e alguns modelos até na vertical, além de apresentar grades na frente das pás.

Ventilador de mesa

ventilador mesa chão portátil repelente

Indicado para locais pequenos, proporcionando uma ventilação mais direcionada

Pequeno, prático e portátil, o ventilador de mesa pode ser usado no chão ou em cima de uma mesa, por exemplo, e direcionado para onde se quer arejar. Normalmente, este modelo possui diversas funções, como a de controle de velocidade, intensidade e autorrotação, que possibilitam ajustar melhor a circulação de ar pelo ambiente.

Existem modelos que, além de refrescarem sua casa nos dias mais quentes, possuem um exclusivo sistema de repelente líquido, que garantem a proteção contra insetos, mosquitos e pernilongos, oferecendo maior área de difusão de repelente quando comparado ao aparelho elétrico de parede.

Ventilador de coluna ou pedestal

O ventilador de coluna leva esse nome por ser uma pequena variação do modelo de mesa com o acréscimo de uma coluna ou pedestal. Assim, suas hélices ficam a uma altura maior, variando de 40 a 60cm do chão.

Por causa dessa principal diferenciação, o aparelho geralmente é mais silencioso, além de ser portátil e contar com a possibilidade de ajuste de altura.

Circulador de ar

circulador ar chão arejado

Sua principal função é fazer com que o ar circule pelo ambiente

Nos ambientes pouco arejados, o circulador de ar pode ser a solução ideal, pois distribui o ar de forma homogênea com movimentos circulares, fazendo com que a brisa chegue a todos os cantos do cômodo.

Em relação a outros modelos, ele se diferencia pela forma como espalha a brisa, pois o ventilador convencional concentra o ar em um único sentido, enquanto o circulador distribui em várias. Dessa maneira, o aparelho refresca todos os cantos, mantendo o espaço arejado e agradável.

Além desses modelos, existe o miniventilador, que pode ser elétrico, movido à pilha ou até mesmo alimentado através de um cabo USB. Ele pode ser levado a vários lugares, pois é pequeno, leve e cabe dentro da bolsa.

Comentários

Populares